SE TEM UM PROBLEMA DE ADIÇÃO
TEMOS A SOLUÇÃO
Salvamos vidas há mais de 30 anos
Um método comprovadamente eficaz
Uma primeira fase onde o residente encara o problema e recupera a sua saúde física e mental.
Uma segunda fase, de aprendizagem, onde o residente se descobre a si próprio e aprende a desfrutar a vida sem álcool ou drogas.
Uma terceira fase, de reinserção, para os residentes que tenham concluído tratamento em Comunidade Terapêutica, onde retomam aos poucos a sua vida profissional, social e afectiva, recuperando os valores que a dependência tomou para si.
No Farol ATT tratamos a adição como um processo completo de transformação do ser humano. Entendemos a dependência de drogas, álcool, jogo e outras dependências como uma doença, e como tal, tratamo-la com a seriedade e responsabilidade que esta exige.
Porque ninguém merece viver com drogas.
O Farol tem orientado pacientes de todas as idades, extratos económicos e sociais há mais de 30 anos. O seu estatuto de IPSS permite-lhe não discriminar e receber todos com uma porta aberta. E os resultados falam por si.
O modelo Minnesota e a dedicação do Farol ATT proporcionaram a recuperação, aprendizagem e reinserção na vida ativa a mais de 2500 pacientes.
RECEBEMOS TODOS OS QUE NOS PROCURAM
Numa entrevista inicial procuramos conhecer cada um, tendo em consideração aspectos psicológicos, psiquiátricos, médicos e sociais.
Acolhemos pessoas a partir dos 18 anos de idade, de ambos os sexos.
Depois de recolhida toda a informação necessária na entrevista inicial é marcada uma data de admissão. Nessa data será necessário apresentar os exames complementares de diagnóstico que sejam referidos na primeira entrevista.
Serviço Ambulatório
A partir do Centro de Consultas o Farol ATT presta um Serviço Ambulatório para tratamento e acompanhamento de pacientes não residentes em comunidade terapêutica.
Este é um serviço autónomo complementar aos programas de tratamento em comunidade terapêutica e destina-se a pacientes cujo diagnóstico recomende o regime ambulatório, ou para situações em que estejam impossibilitados de participarem nos programas de tratamento em regime residencial.


Programa para Famílias
A dependência de álcool e químicos tem efeitos devastadores no seio das relações familiares.
A nossa abordagem permite dar às famílias ferramentas essenciais para entender o problema e lidar com o processo de tratamento, recuperação e transição de regresso à vida ativa.
No Farol ATT temos o compromisso de devolver às famílias a confiança e a tranquilidade que a dependência roubou.
Aqui é possível começar uma nova vida.
Saiba mais sobre o nosso modelo
Tratamentos
A dependência do álcool e das drogas é um estado de sofrimento que deve ser descrito e tratado como uma doença. Entender a dependência desta forma não exclui a devida consideração por factores sociais que possam ter influência na presente saúde da pessoa.
As pessoas têm a responsabilidade de fazer aquilo que lhes for possível com o fim de melhorarem a sua saúde e qualidade de vida. Para melhor realizar esta obrigação que cada um tem consigo próprio, em certas circunstâncias, é necessário recorrer à ajuda de especialistas.
A abstinência, embora essencial para pessoas gravemente dependentes, não é um fim em si mesmo, mas um passo necessário no sentido de uma melhoria da saúde e do bem-estar geral da pessoa.
As pessoas podem mudar e tornar-se mais saudáveis se lhes forem oferecidas as condições apropriadas para que se possam aperceber desse seu desejo. Tais condições incluem: carinho, confiança, respeito, compreensão, empatia, apoio e calor humano. Devem ser garantidas a informação e a ajuda especializada.
Embora o nosso programa esteja focalizado na dependência, abordamos toda uma variedade de questões que podem ameaçar a recuperação, como por exemplo:
- Problemas psicológicos e emocionais;
- Questões de luto;
- Problemas conjugais;
- Problemas sexuais;
- Dificuldades de integração social;
- Problemas de alojamento;
- No trabalho/absentismo;
- Ameaça de despedimento.
A forma e o momento para abordar estes assuntos é uma decisão que deve ser assumida num contexto terapêutico especializado e profissional.
Objetivo
- Contribuir para que os pacientes alcancem um estado livre de álcool e de drogas e para a manutenção desse padrão de vida;
- Acelerar o processo de abstinência;
- Contribuir para o desenvolvimento de um processo de mudanças pessoais necessário à manutenção da recuperação;
- Apoio à família durante e depois do tratamento;
- Grupo de apoio semanal até seis meses após tratamento.
Duração: 14 semanas.
Caso a Equipa Terapêutica considere necessário poderá propor ao paciente a admissão na Fase 2 do programa.
Modelo de Tratamento
Trata-se de um modelo integrador baseado na abstinência total, grupos de autoajuda e no reconhecimento da dependência como uma doença.
Uma equipa multidisciplinar baseia-se nos seguintes elementos:
- Terapia de facilitação dos 12 passos/Modelo Minnesota;
- Terapia cognitiva-comportamental;
- Terapia motivacional;
- Terapia da realidade;
- Terapia de grupo – modelo interpessoal Irving Yalom;
- Terapia individual;
- Terapia pela arte;
- Treino de assertividade e aptidões sociais;
- Aconselhamento familiar;
- Terapia familiar.
Objetivo
Na sua essência, permite algum tempo para testar aquilo que foi aprendido numa primeira fase de Tratamento e utilizar os instrumentos adquiridos dentro de um sistema de apoio estruturado e concebido de forma a que nada de fundamental seja alterado no decorrer do processo de integração.
- Aprender a desfrutar a vida sem drogas e álcool;
- Lidar com situações de stress;
- Fazer planos e a estruturar os dias;
- Cometer erros e aprender com eles;
- Confiança, honestidade e assertividade – desenvolver estas aptidões;
- Ser um membro de uma “família”;
- Tomar responsabilidade por si mesmos e aumentar a confiança e autoestima.
Duração: 3 a 6 meses.
O Apartamento de Reinserção é um espaço de transição entre a Comunidade Terapêutica e o contexto social de cada indivíduo. O objetivo é facilitar o processo de reintegração ao nível afetivo, social e profissional dos residentes que tenham concluído tratamento em Comunidade Terapêutica.
- Aprender a desfrutar a vida sem álcool nem drogas;
- Ser um membro de uma “família”;
- Tomar consciência da gestão quotidiana;
- Tomar a responsabilidade por si mesmos e aumentar a confiança e autoestima.
Destinatários
A admissão a este Apartamento de Reinserção, obedece a critérios específicos:
- Ter concluído um programa de tratamento em Comunidade Terapêutica (aceitamos utentes provenientes de outras Comunidades, mesmo que o modelo terapêutico não seja o mesmo);
- Aceitar as regras do Apartamento de Reinserção;
- Estar a trabalhar ou, em processo de reinserção sócio profissional;
- Manter-se abstinente de todas as substâncias alteradoras do humor.
Duração: 6 meses.
O período de permanência poderá ultrapassar os seis meses, se a equipa técnica considerar que estão reunidas condições que o justifiquem.
O Apartamento de Reinserção tem um protocolo com a Segurança Social e caso a admissão seja em cama convencionada, o prolongamento da estadia dependerá da autorização desta instituição.
Atividade Terapêutica
Os residentes do apartamento de reinserção terão obrigatoriamente de efetuar uma terapia individual com periodicidade não inferior a uma vez por mês e, quinzenalmente participar no grupo terapêutico do Apartamento de Reinserção que se realiza ao sábado de manhã.
Semanalmente, será efetuada uma reunião de gestão da casa, facilitada por um Técnico, de frequência obrigatória.
Reinserção
Os pacientes contam, na fase final do seu tratamento, com a orientação e apoio técnico na procura de soluções para a sua reinserção na vida profissional. Esta estrutura de reinserção conta com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional e articula com outras estruturas vocacionadas para esta problemática.
Este apoio é prestado por um técnico especializado, englobando entre outros a informação sobre ofertas de formação e emprego, técnicas de procura de emprego, aconselhamento vocacional e articulação com outros problemas, nomeadamente programas estatais de apoio à reinserção de aditos.
Esta intervenção tem como objetivo a autonomização crescente do paciente, com vista à sua plena integração na vida ativa.
Atividades
- Atendimento personalizado – orientação na óptica da doença (adição);
- Informação e orientação escolar e profissional;
- Workshops de formação em “técnicas de procura de emprego”;
- Divulgação de ofertas de formação, estágio e emprego;
- Inserção em voluntariado, formação profissional, estágio, emprego, etc.
- Articulação com outros programas e entidades (centro de emprego, entidades formadoras, entidades empregadoras, GIP’s e outras entidades locais);
- Promover a criação do próprio emprego.
O Programa de Recaída do Farol é um programa intensivo de curta duração (4 a 6 semanas), estruturado com o objetivo de dar apoio num momento de crise e ajudar a identificar quais as “áreas” que dificultam a recuperação com sucesso.
Plano Individualizado
Na sequência de uma entrevista inicial é elaborado um Plano Personalizado que tem em vista lidar com as necessidades imediatas.
O plano inclui:
- Terapia de Grupo;
- Palestras;
- Sessões Individuais;
- Terapia pela Arte;
- Participação nos grupos de autoajuda AA/NA.
Pode ainda incluir:
- Reuniões com a família;
- Terapia Familiar.
Critério de Participação
Para poder beneficiar do Programa de Recaída os participantes deverão possuir um diagnóstico primário de dependência química, conhecimento dos 12 passos e reconhecer a necessidade de que precisam de ajuda.
Relativamente ao período de abstinência necessária, anterior ao internamento, será definido em entrevista.