Topo Farol

O Farol está integrado na Associação de Tratamento de Toxicodependentes (ATT), uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) constituída em 1991.
O Farol, licenciado pelo Serviço de Prevenção e Tratamento da Toxicodependência (SPTT) sob o nº. 8/1996, tem a supervisão técnica e clínica de CLOUDS HOUSE - reputado Centro de Tratamento para a dependência de álcool e drogas ilegais - e, é membro associado da EATA (European Association for the Treatment of Addiction UK).


Objectivo

Prestamos serviços de tratamento a pessoas que sofrem de dependência das drogas e do álcool e de apoio para as suas famílias, mantendo padrões de qualidade e profissionalismo.

objectivo

Duração

O programa de tratamento do Farol terá uma duração máxima de 12 semanas.
Caso a Equipa Terapêutica considere necessário poderá propor ao paciente uma 2ª Fase no Farol II (6 meses).

O Modelo de Tratamento

Trata-se de um modelo integrador em que uma equipa multidisciplinar se baseia em elementos das seguintes correntes teóricas:

Terapia de facilitação dos 12 passos
Terapia cognitiva-comportamental
Terapia motivacional
Terapia da realidade
Terapia de grupo – modelo interpessoal Irving Yalom
Terapia individual
Terapia pela Arte
Treino de assertividade e aptidões sociais
Aconselhamento familiar
Terapia familiar


(Re)Inserção Pós-Tratamento

Os pacientes do Farol contam, na fase final do seu tratamento, com a orientação e apoio técnico na procura de soluções para a sua (re)inserção na vida profissional. Esta estrutura de reinserção conta com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional e do Fundo Social Europeu e articula com outras estruturas vocacionadas para esta problemática. Este apoio é prestado por técnicos especializados, englobando, entre outros, a informação sobre ofertas de formação e emprego, técnicas de procura de emprego, aconselhamento vocacional e a articulação com outros programas, nomeadamente programas estatais de apoio à reinserção de toxicodependentes.
Esta intervenção tem por objectivo uma autonomização crescente do paciente, com vista à sua plena reinserção na vida activa.

Actividades

- Ginástica
- Yoga
- Badmington
- Ping-Pong